quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sabia que... (Carta de Brasão de Armas)

Sabia que…


Como todos os fidalgos reais que recebiam Carta de Brasão de Armas, Columbano Pinto Ribeiro de Castro Portugal da Silveira também teve um? No entanto, nunca mandou erigir um na Casa das Mouras na freguesia de Rio de Moinhos, que ocupou depois de casar com D. Efigénia Amália Moura Torres de Castro, em 1835. Não se sabe se alguma vez, seus antepassados, nomeadamente seu avô e seu pai, tiveram um brasão exposto na casa que ocupavam na Rua das Flores no Porto, no entanto, aquando da entrada na nobreza de Manuel Pinto Ribeiro de Castro, seu avô paterno, no ano de 1741, veio explícito de como seria o seu brasão.


Certidão pedida por Manuel Pinto Ribeiro de Castro sobre a sua Carta de Brasão de Armas
Numa cópia existente no Arquivo da Casa das Mouras, datada de 1777, Manuel Pinto Ribeiro de Castro pediu para que lhe passassem por certidão vários pontos da Carta de Brasão de Armas, incluindo a alegação de descendência nobre. Provava este, que sua 6ª avó paterna, Inês dos Guimarães casada com Marcos Ribeiro Homem, descendia diretamente por linha masculina, de D. Fernando da Guerra, Arcebispo de Braga e assim sendo do rei D. Pedro I e D. Inês de Castro.


Certidão pedida por Manuel Pinto Ribeiro de Castro sobre a sua Carta de Brasão de Armas
Seria o seu brasão esquartelado contendo no primeiro quartel as Armas dos Guerras “que são em campo de prata os sinco escudetes do reino com a diferença que os dous da manga hão de estar deitados com as pontas para o do meio em cada hum nove vezantes de prata em três palas com hua orla de cordão vermelho com nos de ouro e hade estar em crus com espaço que estiver em crus hade passar por sima dos vezantes dos escudos mas hade passar por baixo do do meio”. No segundo quartel estariam as Armas dos Pintos também em campo de prata com “cinco crescentes sanquinos em sautor”, no terceiro quartel as Armas dos Ribeiros com escudo liso em campo de ouro e três faixas verdes, vindo este sobrenome de seu 6º avô Marcos Ribeiro Homem, filho de Tristão Ribeiro. Por fim, no último quartel estariam as Armas dos Castros “em campo de prata, seis aruelas azuis em duas palas, elmo de prata aberto guarnecido de ouro, paquife de metaes e cores das armas timbre e dos Pintos e é hum leopardo de prata armado de purpura com diferença hua brica vermelha com hum trifoldo de ouro.”


Casa das Mouras, Rio de Moinhos
Elaborado por Vilma Cardoso


Fonte: AMPNF – Arquivo da Casa das Mouras - [Certidão pedida por Manuel Pinto Ribeiro de Castro dos primeiro, segundo, terceiro e quarto parágrafos da sua Carta de Brasão de Armas], PT/AMPNF/CMOU/MPRC/cd.12


Pode consultar a documentação online através do programa do Arquivo Municipal.

http://geadopac.cm-penafiel.pt/

1 comentário:

  1. Gostaria de conseguir a ascendência do dito Manuel Pinto Ribeiro de Castro até o casal INÊS DOS GUIMARÃES e MARCOS RIBEIRO HOMEM. No link indicado, GEADOPAC, realmente é necessário instalar o SILVERLIGHT? O mesmo é seguro? Têm condições de me informar a referida ascendência do dito Manuel. Agradeço vossa atenção. Abraço fraterno. Meu e-mail castro.genealogia arroba ig.com.br . Samuel de Castro, Olímpia, SP, Brasil.

    ResponderEliminar