quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Sabia que...(Gonçalo Barbosa de Meireles Freire)


Sabia que....


Gonçalo Barbosa de Meireles Freire, instituidor do Morgado da Aveleda obteve em 29 de novembro de 1666 a mercê do título de desembargador da Relação do Porto. Anos mais tarde, em 22 de dezembro de 1671 foi nomeado Desembargador extravagante da Casa da Suplicação. Cinco anos depois, por carta de D. Maria (em 8 de janeiro de 1676 é nomeado no cargo de conselheiro e deputado ordinário.

Carta de mercê do lugar de Desembargador extravagante da mesma relação, concedida a Gonçalo de Meireles Freire, por El-Rei D. Pedro.

A 20 de setembro de 1686, o Dr. Gonçalo de Meireles Freire recebeu carta de padrão de El-Rei D. Pedro nomeando-o nos lugares de Juiz de Coroa e Fazenda, no de Meirinho da Junta de Assentamento e no de Procurador e Conselheiro do Conselho da Fazenda e Estado e ouvidor Geral das terras da Rainha. Um ano antes da sua morte, em 9 de abril de 1691, obteve o título de conselheiro real com todas as horas, prerrogativas, autoridades e liberdades, sendo nomeado no dia seguinte no cargo de chanceler da Corte e casa da suplicação.

Texto elaborado por Sofia Fernandes 

Cf: http://geadopac.cm-penafiel.pt/ (link para visualizar os documentos do Morgado da Aveleda)

Sem comentários:

Enviar um comentário