D.ª Joana Felizarda Delfina de Abreu Aranha e Araújo era filha de Brás de Abreu Guimarães e de D.ª Joana do Nascimento de Araújo Aranha. Pela análise dos documentos existentes no fundo arquivístico do Morgado da Aveleda, tudo indica que descendem de uma burguesia endinheirada que começou a investir seus cabedais em terra, tentando depois, nobilitar-se. D.ª Joana tinha mais três irmãos: Bento de Abreu Aranha, João de Abreu Aranha e Araújo e Brás de Abreu Aranha e Araújo.
Joana viveu na casa de seus pais, na Rua Chã, no Porto, e depois na Quinta da Lavandeira, junto ao Poço das Patas, também no Porto.
Sentença de dispensa matrimonial de Manuel de Meireles Guedes de Carvalho e Joana Felizarda por serem parentes em 3.º grau de consanguinidade |
Sabemos que em 1765, Joana já se encontrava casada com Manuel de Meireles Guedes de Carvalho, 4.º morgado da Quinta da Aveleda e fidalgo da Casa Real.
Para o casamento trouxe um dote avultado e rico, essencialmente composto por enxoval, móveis e peças de ourivesaria. As casas da rua do Poço das Patas vieram para a Aveleda, por seu dote e foi lá que o casal residiu.
Esta senhora devia ter falecido de complicações derivadas do parto de sua única filha, pois esta nasceu a 16 de janeiro de 1774 e o inventário feito pelo seu falecimento é de 21 de março de 1774.
D.ª Joana Felizarda não fez testamento e foi sepultada na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Porto
Elaborado por Sofia Fernandes
http://geadopac.cm-penafiel.pt/ (Morgado da Aveleda)
Dona Joana Felizarda de Meireles Guedes de Carvalho nasceu em 15 de Fevereiro de 1774 e não em 16 de Janeiro.
ResponderEliminarCumprimentos, PP.