quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Foto Antony - Figuras Típicas (Parte II)

Figuras Típicas
do concelho de Penafiel


Memórias de outrora captados por António Guimarães...
Figuras Típicas - “O rapaz dos plásticos”

Na imagem observa-se um menino, com um guarda-chuva e com várias embalagens plásticas presas ao corpo, possivelmente, para venda. Segundo o autor, este menino era de Vila Boa de Quires.

Data: 06/06/1963 ...

Reportagem n.º 1733

Material: negativo
Figuras Típicas - “O Artur das peneiras”

A imagem retrata o senhor “Artur das peneiras”, “… que arrasta atrás de si, pela vida fora, um burrito de olhos mortiços, embora de orelhas afiladas, para o que der e vier…”. Este vendedor, segundo o livro de figuras Típicas de Penafiel, ao passar pelas ruas provocava várias considerações, não era do concelho de Penafiel, mas passava pelo mesmo muitas veze...s. Era bem conhecido das gentes desta cidade e fazia “bastante negócio”. De nome Artur de Castro, era “do lugar de Casadela , freguesia de S. Gens, ali de Fafe… Tem 48 anos e, desde que nasceu faz peneiras, garante-as e vende-as. São de todas as qualidades e tamanhos… uma peneira das pequenas anda à volta dos seis escudos…
O sr. Artur das Peneiras calcorreia o Norte frequentemente e, pelo Sul, estende-se até S. João da Madeira. Mas, em seu entender, o negócio não rende o suficiente para se bastar. Portanto, quando desanima, deixa as peneiras e dedica-se ao trabalho: o «jornal»; depois, vêm-lhe as saudades e volta a dedicar-se ao ofício que, embora não seja pesado, é de volume, pois as peneiras, sendo de tamanhos iguais, custam a acamar em cima da burra. As que ele traz às costas servem de mostruário e embora o lote seja grande ninguém pode afirmar, ao contrário de muitos que por ai existem, que ele «anda cheio de peneiras» …”*
Na imagem é possível ver o Sr. Artur, carregado com várias peneiras, a puxar o seu burro que transporta outras tantas.
*Cf. GUIMARÃES, António – Figuras Típicas de Penafiel: António Guimarães (Antony).Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, Biblioteca Museu.1991.p.115-116.

Data: 06/04/1963

Reportagem n.º 1703

Material: negativo

Figuras Típicas – “O casal das pinhas”

A imagem apresenta um cavalo a puxar uma carroça, com um casal, sentados em cima dos vários sacos de pinhas que, possivelmente, transportavam para venda.

Data: 14/06/1963...

Reportagem n.º 1747

Material: positivo

Figuras Típicas - “O Manel das facas”

Na imagem podemos ver o senhor “Manel das facas” que, segundo o livro das Figuras Típicas de Penafiel, quando ele se aproximava ouvia-se “… o estribilho «Faquinhas baratas…» e quando lhe perguntamos por qualquer espécie de faca ou outro cortante, logo apura os ouvidos e diz: «Ora diga, diga…» …
De pele encarquilhada pelo rodar do tempo, pelas quezílias que u...m homem sofre com esse rodar…o sr. Manuel Fernando, por apelido o «Manel Faqueiro», com 73 anos já feitos, que nasceu nas Caldas das Taipas, não quer outro ofício. Nunca se cortou, nem cortou ninguém. Vende-as assim e quem quiser que as amole…
Há mais de 50 anos que reside em São Vicente, onde tem uma casinha. Foi a providência que lha deu…
De saco às costas com objectos cortantes ou não – que importa! Quem quiser que as amole… - o homem das facas é prudente: Não as usa de dois gumes, nem muito afiadas. …
O «Manel Faqueiro» tem a sua filosofia, mas sabe vender…” *
*Cf. GUIMARÃES, António – Figuras Típicas de Penafiel: António Guimarães (Antony). Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, Biblioteca Museu.1991.p.195-196.

Data: 21/06/1963

Reportagem n.º 1750

Material: negativo


1 comentário:

  1. Excelente publicação, só peço, se possível, que actualizem as imagens pois de momento não é possível as visualizar.

    ResponderEliminar