domingo, 21 de maio de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel
Registo de Presos na Cadeia de Penafiel
 (1935-1936)
               A série “Registo da entrada e saída dos presos”, pertencente ao fundo da Administração do Concelho de Penafiel, é composta, apenas, por um livro (1935-1937). Embora esta fosse uma competência do Administrador do Concelho já prevista no Código Administrativo de 1842, este foi o único que chegou até nós. Esse registo reúne vários dados, nomeadamente, nome do preso, data de prisão, naturalidade, idade, sinais do preso, estado civil, profissão, data de saída da prisão, natureza do crime, grau de instrução, tempo de prisão, entre outros.
Após a análise desses dados, pudemos verificar que a maioria dos presos eram homens, as poucas mulheres que aparecem eram, praticamente, todas “toleradas”*. Em relação à faixa etária, temos idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos, no entanto, a moda encontra-se entre os 20 e os 40 anos.
Relativamente à naturalidade/residência, podemos afirmar que eram presos vindos de quase toda a região norte do país, nomeadamente, Bragança, Braga, Lamego, Vila Real, Alijó, Amarante, Marco de Canaveses, Lousada, Paços Ferreira, Barcelos, Porto, Santo Tirso, Aveiro, Espinho, Valongo, Vila do Conde, entre outros. No entanto, encontramos, ainda, outros vindos de Sintra, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu … e assim se confirma que Penafiel era, realmente, uma terra de passagem para variadíssimas localidades do país.
A natureza dos crimes que motivaram a entrada na cadeia, não varia muito, agressão, furto, suspeita de furto, jogo, ofensa à moral, desobediência, burla, embriaguez e averiguações.
Estes presos ficavam na cadeia, uma média de 5 a 6 dias.
 
            Cf. SANTOS, Cecília. Registo de presos na cadeia de Penafiel (1935-1936). Notícias de Penafiel, Penafiel, 19 de agosto. 2016. Edição n.º15. p.24.
 
 
 


 

Sem comentários:

Enviar um comentário