segunda-feira, 1 de maio de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel
2.º Barão de Beduido
 
         João Maria de Figueiredo Lacerda Castelo Branco e Dona Maria Francisca de Faria e Lacerda tiveram quatro filhos: Dona Isabel Maria Lacerda Castelo Branco, Dona Maria da Piedade de Lacerda Castelo Branco, João José de Figueiredo de Lacerda Castelo Branco e Dona Maria Filomena de Lacerda Castelo Branco.
Dona Maria da Piedade foi baptizada na freguesia de Povos do Ribatejo e os restantes na freguesia de Santo André da cidade de Lisboa.
Em 1848, sendo os filhos ainda menores, fizeram testamento de mão comum. Nesse testamento é nomeada para tutora e administradora dos bens de seus filhos, a Baronesa de Beduido, caso o marido falecesse primeiro. Se morressem os dois e se algum filho ainda fosse menor, seria tutora e administradora de seus bens, a tia paterna Dona Maria Margarida de Lacerda Castelo Branco. Por morte dos dois, o filho João José herdaria as duas terças, seria nomeado no prazo em Beduido e os restantes ficariam com a legítima paterna e materna.
 
             Cf. ARQUIVO MUNICIPAL DE PENAFIEL – Inventário do acervo documental do Morgado da Aveleda. Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, 2011, p.1096-1097.
Imagem pertencente ao espólio do Morgado da Aveleda, cota PT/SACQA/MA/C/S/A/cd.01.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário