domingo, 21 de maio de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel
Como se processava a entrada no Recolhimento?
         “A entrante deverá vir sem galas, nem enfeites, mas com vestido moderado e honesto.
Irá para a Igreja do recolhimento onde estarão as velas acesas no altar-mor.
Aí se fará oração, após a qual é conduzida pelo Padre Capelão para a Portaria e aberta a porta da Clausura. Dentro dela estará esperando a comunidade de formada, em duas alas com cruz alçada.
A entrante deverá se colocar de joelhos e pedir a bênção à Regente que lhe fará algumas perguntas. Se as respostas agradarem à Regente, fecham a porta da clausura e encaminham-se para o coro. Aí depois de entoarem vários cantigos, se colocará de joelhos junto à Regente que lhe cortará os cabelos e lançará o hábito.
Após vestir o hábito e beijar os pez a toda a comunidade a noviça entrará para o noviçiato com a Mestra das Noviças e a sua companheira.
A Mestra deverá assentar num livro, os nomes da noviça, de seus pais e o da terra e freguesia de onde vêm, e o dia, o mês e o ano em que entra.
O número máximo de recolhidas será 33.
Todas as que foram admitidas serão para o coro. Para os ofícios mais humildes asseitam criadas mas muito honestas e virtusoas e que deveram andar vestidas de hábito pardo e cingidos com o cordão de S. Francisco.
Nenhuma recolhida pode ter criada particular.
As noviças estarão sempre clauzuradas no noviçiado que deverá estar sempre fechado, vivendo dentro dele a Mestra e sua Companheira e só saíram dele as noviças formadas em comunidade para os actos da comunidade.
Passado 6 meses será a noviça proposta a votos da comunidade e o mesmo se fará passados 11 meses. No dia em que a Regente determinar se tocará a campainha a capítulo e as recolhidas que tiverem 3anos de hábito iram para o coro. A Mestra e companheira das Noviças informarão a Comunidade do que tem alcançado das noviças sobre o seu génio, saúde, forças, capacidade, virtudes, observância dos Estatutos, pontualidade na obediência e actos da comunidade.
Depois todas as que estão no capítulo votarão por votos secretos pretos ou brancos. Se forem mais votos brancos do que pretos a noviça ficará aprovada. A escrivã lançara num livro esta acta que assinara ella, a regente, a vice-regente e a Mestra das noviças.
No caso dos votos empatarem ou serem mais votos pretos do que brancos se avisará o prelado que determina o que achar justo.
Nos votos dos 11 meses se fará o mesmo, mas nesta altura se tiver mais votos pretos do que brancos será expulsa.
Admitida pelos votos a noviça fará juramento de defender a Puríssima Conceição de Maria Santíssima sua Padroeira e receberá o véu azul depois de Bento. No dia da profissão assinará um termo num livro pela escrivã.
 
           Cf.: FERNANDES, Paula Sofia; RIBEIRO, Joana – Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição. Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, 2003, p. 14-16. Disponível online em:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário