quarta-feira, 24 de maio de 2017

Casa da Sobreira
São Pedro da Sobreira, Concelho de Paredes
         A casa da Sobreira ficava junto à igreja de São Pedro da Sobreira, contudo, foi demolida em 2011, após o falecimento no ano anterior das últimas filhas de Maria Augusta da Cunha Leão e de António Rodrigues de Sá e Seabra.
Não se sabe ao certo a data da sua construção, contudo, quando nasceu Félix da Cunha em 1655, os seus pais já estariam a residir junto à igreja de Sobreira, como refere o assento de baptismo do mesmo.
Félix da Cunha era filho de Domingos da Cunha, originário da Casa da Cunha em Fundo de Vila de Casconha e de Francisca Maria Moreira. Casou em 4 de fevereiro de 1691 na igreja de São Martinho de Parada de Todeia com Isabel de Leão, nascida em 1660. Félix da Cunha teve um filho natural de Maria, solteira, natural de Recarei, de nome Félix da Cunha. Da esposa teve 2 filhos: Caetano da Cunha Leão e João da Cunha Leão, que foi reitor na igreja de São Pedro da Sobreira. Por sua vez o Caetano foi alferes, morava na Casconha e casou com Ana Moreira, sua prima em 2.º grau, da Casa da Cunha.
 
           Cf. LEÃO, Francisco Delfim Guimarães da Cunha – “Genealogia da Família Leão de Parada de Todeia e Sobreira”. Óbidos: Ed. de autor, 2012.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário