sexta-feira, 17 de março de 2017

 
              O semanário
“ A Escola Primária”
 
                 Os proprietários eram os professores Belmiro Nogueira Xavier e Artur Melo, sendo o primeiro, professor e regente na escola sede Conde Ferreira em Penafiel. A principal função deste semanário seria chamar a atenção para os problemas da “ malfadada escola portugueza “ e para os problemas do Professor “desprotegido funcionário de tão vantajosa oficina. (…)” Entre os objetivos do Sindicato dos Professores de Penafiel há que salientar os seguinte...s: adquirir bons livros de pedagogia e psicologia que constituiriam uma biblioteca onde os professores iriam adquirir conhecimentos precisos; lutar pelo estudo, pelo trabalho e pelo aperfeiçoamento dos métodos e processos de ensino; preparar física, moral e intelectualmente as gerações futuras com base nos princípios do Trabalho, Ordem e Liberdade; divulgar e pôr em prática os passeios escolares, as visitas de estudo e as lições no campo. Os professores lutariam pelo cumprimento do regulamento da reforma educativa de 29 de Março de 1911 tendo por isso várias reivindicações, tais como, o funcionamento efetivo das escolas; o fornecimento do bónus de 50% nos caminhos-de-ferro do Estado e a concessão aos alunos da escola primária de passagens grátis nos mesmos caminho-de-ferro sempre que o professor os quisesse levar em viagem de estudo; os pagamentos justos e em dia aos professores.
Manoel Antunes Amor, professor e inspetor interino que pertencia ao Movimento da Escola Nova publicou vários artigos neste jornal incluindo um em que faz um sentido apelo a todos os professores pela sua união. No dia 1 de Agosto de 1912, sai um artigo que se refere à falta de interesse e empenho da classe do professorado que passo a citar: “Indiferença, cepticismo, descrença, a trilogia que se enraizou no peito da maior parte do professorado e que o leva a descurar os seus mais legítimos interesses (…) Eis as causas que se opõem à tão sonhada União de Classe.”
O último número do jornal “ A Escola Primária”, número 51, saiu para as bancas no dia 28 de Novembro de 1912.
 
Cf. CARDOSO, Lúcia Chaves. O jornal “ A Escola Primária” e a organização sindical dos professores em Penafiel (1911-1912). Notícias de Penafiel, Penafiel, 15 de Julho. 2016. Edição n.º12. p.6.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário