domingo, 26 de março de 2017

ações
Grupo Musical os Bons Amigos do Salvador de Paço de Sousa
 
            Em 1930 alguns rapazes da freguesia resolveram restaurar uma antiga “Orquestra” da localidade, assim marcaram uma reunião na qual iriam escolher o regente do grupo e distribuir os instrumentos.
O regente escolhido foi José Ferreira Lourenço. O grupo denominar-se-ia Grupo Musical de São José de Paço de Sousa.
Nos dois anos seguintes, certos conflitos entre o grupo levaram ao afastamento de alguns membros e à fundação, em 1932, do Grupo Musical Os Bons Amigos do Salvador de Paço de Sousa.
Este último composto em janeiro de 1932 por: Belmiro Moreira Ferraz; Adriano Loureiro; António Moreira Silva; António Coelho Ferraz Taborda; Altino Dias Ferraz; Armando Ferraz Dias; Messias Moreira Ferraz.
O grupo musical de S. José de Paço de Sousa continuou a existir, sendo composto em maio de 1932 pelo presidente: José Ferreira Lourenço, o secretário: José Rebelo da Silva, o tesoureiro: António Nogueira da Silva e por dois vogais: Adriano Rebelo Brandão e Joaquim Pais Neto.
 
Cf. MENDES, Manuel – Esboço histórico da Banda Musical de Paço de Sousa (no seu cinquentenário). Paço de Sousa. Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa, 1991,p.47-51.
Imagens retiradas do mesmo livro p.49-50.

Sem comentários:

Enviar um comentário