quarta-feira, 22 de março de 2017

Acervo Documental da Junta de Freguesia
 de
 Novelas
             O Arquivo da Junta de Paróquia Civil, mais tarde denominada Junta de Freguesia, estava a cargo dos executivos que foram passando ao longo dos anos, até se fazerem as instalações da Junta de Freguesia de Novelas. A partir deste momento, os documentos encontravam-se numa pequena sala da Junta de Freguesia, em estanterias metálicas e encontravam-se todos minimamente identificados, quanto à série ou sub série e às datas, essencialmente os mais recentes. A nível do estado de conservação, esta documentação encontrava-se, no geral, em razoável estado de conservação tendo apenas algumas capas ou lombadas descoladas.
A 2 de Fevereiro de 2001, foi assinado um protocolo de depósito do arquivo, da Junta de Freguesia de Novelas, entre o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Sr. Presidente da referida Junta. Através deste protocolo, toda a documentação da Junta de Freguesia, que já havia perdido o valor administrativo ou em que este era quase nulo, ficou depositada no Arquivo Municipal.
Cf.: SILVA, Júlio – Junta de Freguesia de Novelas – Inventário do Acervo Documental. Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, 2004, p. 31.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário