quinta-feira, 16 de março de 2017

                 Capela Santo António Velho

A Capela de Santo António Velho, que hoje já não existe, esteve ereta no lugar onde se encontra a atual Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Não temos nenhuma referência à época em que foi criada, sabemos, contudo, que no século XVIII se encontrava um pouco danificada e que desta forma, foram feitas várias obras. Ainda em meados deste século, concretamente em 1747, o Padre Manoel Pinto de Souza da Quinta de Chelo, fez contrato por escritura com os administradores da Real Casa da Misericórdia de Penafiel para lhe mandarem dizer na capela, nos dias Santos e Domingos, pela esmola de 120 reis, as missas. Assim, a Santa Casa deveria pagar à fábrica da Capela anualmente 6 mil e 400 reis para serem entregues ao Juiz do dito Santo para o gastarem na Capela.
Porém, o mesmo livro refere que em 1782 já não se fazia a eleição de Juiz e Procurador da Capela, apesar da Santa Casa continuar a querer nomear o capelão, mas, também há vários anos não existia sacerdote que, pela dita esmola fosse sujeitar-se a satisfazer na capela as missas. A Misericórdia vê-se com o problema de não ter a quem entregar os 6.400 reis para a fábrica e menos quem cuide de reparar a Capela. Em 29 de Julho de 1798 é nomeado António José de Afonseca, da Rua da Calçada, para administrador da capela e imagens de Santo António, com o objectivo de governar, administrar e zelar pelas esmolas do Santo, assim como todos os arrendamentos, alfaias, capela e seu património.

p.21-25

Sem comentários:

Enviar um comentário