segunda-feira, 19 de junho de 2017

João Pereira
irmão de Belchior Pereira de Andrade
            
              João Pereira seria irmão de Belchior Pereira de Andrade, almirante da armada real, senhor da Casa de Penedono, comendador de Roriz, cavaleiro da Ordem de Cristo. Ambos filhos do Dr. Luís Pereira Frojaz, desembargador e conselheiro da Real Fazenda, Provedor das Capelas, Juiz das Justificações do Paço, Cavaleiro da Ordem de Cristo e de Dona Ana Botelho, senhora do morgado de Penedono. Belchior Pereira de Andrade teve um irmão de nome João Pereira que casou com Dona Maria Henriques, mas não tiveram geração. O documento que possuímos foi elaborado em 1638, por um homem solteiro de nome, João Pereira que fez doação aos filhos de Dona Leonor Coutinho, o que nos leva a crer que teria sido o seu cunhado, apesar do documento ser omisso na relação de parentesco com a referida senhora, para tomarem ordens sacras.
Dona Leonor Coutinho, na altura em que o documento foi realizado encontrava-se já viúva de Belchior Pereira de Andrade e a residir em Penedono, sendo o documento elaborado em sua casa e estando, de momento João Pereira, também, a residir em Penedono.
Dona Leonor Coutinho teria nascido na segunda metade do século XVI. Era filha de Manuel Pinto da Fonseca, que teria nascido por volta de 1530 e de Dona Valentina de Faria, nascido cerca de 1550. Neta pelo lado paterno de Aires Pinto da Fonseca, 4.º senhor do morgado de Balsemão e de Dona Brites de Macedo e bisneta de Luís Pinto da Fonseca, 3.º morgado de Balsemão e de Dona Brites Cardoso de Carvalho, segundo o “Archivo Heraldico-genealógico… de 1872). Dona Leonor Coutinho teria casado na vila das Cortiças, província de Trás-os-Montes com Belchior Pereira de Andrade, senhor do prazo, lugar e padroado de Vale Verdinho.
Dona Leonor Coutinho e Belchior Pereira de Andrade tiveram, pelo menos 5 filhos: Lourenço Freire Pereira Coutinho, que teria nascido por volata de 1575; Ana Pereira Coutinho, Luís Pereira Coutinho, capitão-mor de Penedono e alcaide-mor de Ranhados; José Pereira Coutinho e Belchior Pereira Coutinho, cavaleiro de Malta, Balio de Leça e gentil-Homem da Câmara do Rei.


              (Informação retirada dos documentos do sub sistema da Casa do Poço, pertencente ao espólio documental da Família Leite Pereira de Magalhães Alpendurada)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário