sexta-feira, 16 de junho de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel
 Brites de Mesquita
bisneta do senhor do Couto de Vilar de Maçada
  
               Dona Brites de Mesquita era filha de Luís de Mesquita e de Dona Maria Lourença. Neta paterna de Martim Gonçalves Pimentel que teria vivido por volta de 1400 e de Dona Inês Esteves de Mesquita. Sua avó paterna, Inês Esteves de Mesquita era filha de Estevão Pires de Mesquita e de Dona Alda Nunes Meireles. Estevão Pires de Mesquita era senhor do couto e torre de Vilar de Maçada, em Alijó.
Dona Inês Esteves de Mesquita teria nascido por volta de 1421 e falecido cerca de 1471, tendo herdado vários bens de seus pais, uma vez que seu irmão não teve geração. Casou cerca de 1436 com Martim Gonçalves Pimentel, criado do duque de Bragança. Martim Gonçalves Pimentel, seu marido, segundo uns autores era filho do 1. Conde de Benavente, D. João Afonso Pimentel, Senhor de Bragança e Vinhais em Portugal e em Castela senhor de Benavente e Maiorca, casado com Dona Joana Teles de Meneses, meia-irmã da rainha Dona Leonor. Outros autores colocam Martim Gonçalves Pimentel como filho natural do comendador da Ordem de Avis, Álvaro Gonçalves Pimentel. Manuel Abranches de Soveral aponta a hipótese de ser neto de Álvaro Gonçalves Pimentel, filho de uma filha deste, de nome Dona Beatriz Gonçalves Pimentel, embora também estude outras hipóteses.
Estevão Pires de Mesquita viveu em Vila Flor no século XV.
Martim Gonçalves Pimentel foi escudeiro, escrivão das sisas de Vila Flor desde 1454 e veio a falecer no ano de 1481. Seu filho Luís Martins de Mesquita, pai de Dona Brites de Mesquita foi nomeado para o cargo de escrivão das sisas de Vila Flor de 1479 a 1481. Luís Martins de Mesquita teria nascido, por volta, de 1437 em Vila Flor. Tirou ordens menores com seu irmão Álvaro em Setembro de 1452. Em 1468 Dom Afonso V perdoou-lhe a tomada da nau de Santa Clara do Porto, na cidade de Ceuta que pertencia a Martinho Afonso, mestre da dita nau, contanto que entrega-se a nau e as suas mercadorias. Casou com Dona Maria Lourença, filha de Álvaro Pires, escudeiro da Condessa de Faro. Luís Martins de Mesquita era irmão de Brites de Mesquita Pimentel, criada da Duquesa de Bragança, Dona Constança de Noronha. Brites de Mesquita Pimentel casou com Fernão de Magalhães, o Velho. Outra das irmãs era Alda de Mesquita que casou com Rodrigo de Magalhães, alcaide-mor de Aveiro e que segundo alguns autores foram os pais de Fernão de Magalhães, o navegador.
Dona Beatriz de Mesquita teria nascido por volta de 1460. Segundo Felgueiras Gaio casou em 1.ªs núpcias com o contador do Porto João Brandão e tiveram uma filha de nome Isabel Brandão, nascida cerca de 1485. Isabel Brandão casou com João Sanches, muito mais velho do que ela, juiz do Porto em 1486, 1493, 1498, 1505 e 1510, e vereador da mesma cidade em 1481 e 1485. João Brandão esteve na Batalha de Alfarrobeira, foi escudeiro da Casa Real e apoiou Dom Afonso V. Foi tesoureiro e recebedor da moeda em 1464 e depois contador do Porto em 1472. Foi casado em 1.ªs núpcias com Dona Brites Pereira, da qual teve, entre outros filhos, Diogo Brandão, cortesão e poeta. Faleceu, já velho, no Porto em 1501, tendo sido sepultado na igreja de São Francisco. Tiveram vários filhos.
Casou em 2.ªs núpcias com Fernão Taveira, filho de Gonçalo Taveira e de Filipa de Macedo e deste casamento teve uma filha Brites Taveira de Mesquita que casou com Rui Pires Cão, filho de Álvaro Cão e de Briolanja Nóbrega.
Dona Brites de Mesquita fez testamento em 8 de Setembro de 1528 e teria falecido pouco tempo depois, pois já possuímos certidão de missas de novembro desse ano. Sua filha Dona Brites Taveira de Mesquita ficou como sua herdeira e testamenteira.
 
              (Informação retirada dos documentos do sub sistema da Casa do Poço, pertencente ao espólio documental da Família Leite Pereira de Magalhães Alpendurada)
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário