sexta-feira, 7 de julho de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel
O estilo Neoclássico da Igreja da Misericórdia de Penafiel
 
            O cadeirado, em situação inusual na nave da igreja, no lado da Epístola, constitui uma permanência da estética maneirista do século XVII, com elementos de transição para o barroco nacional (a parte superior é posterior, com ornamentação barroca). A Mesa diligencia, em 1688, no sentido de se executar novos assentos na igreja, para si e respetivo provedor. O entalhador Manuel Ferreira de Figueiredo, de Penafiel, executa a obra até 1689, o autor do retábulo-mor da igreja do mosteiro de Caramos (Felgueiras), em 1692, e dos retábulos mor e colaterais da igreja do mosteiro de Vila Boa do Bispo (Marco de Canaveses), no ano de 1700. Estas três obras assinalam um percurso notável, que assegura o domínio dos estilos maneirista (cadeirado) e barroco nacional (retábulos acima registados).
         
            Cf. MENESES, José Carlos. O estilo Neoclássico da Igreja da Misericórdia de Penafiel. Notícias de Penafiel, Penafiel, 29 de julho. 2016. Edição n.º13. p.11.

 

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