terça-feira, 11 de julho de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel
Ilustres Eclesiásticos Penafidelenses
         Cónego Joaquim Ferreira Gomes – natural de S. Martinho de Milhundos, da Casa da Quebrada, em 28 de Dezembro de 1873. Estudou no Colégio de Santa Quitéria (Felgueiras). Entrou para o Seminário do Porto, e cursou Teologia, Com 20 anos recebeu o “prima tonsura e ordens menores”. Ordenado presbítero em 1896, por D. Américo. Foi professor no Colégio de S. Gonçalo em Amarante e depois nos Seminários Diocesanos, nos Carvalhos (Gaia) e do Porto. Professor de grandes conhecimentos em Latim e Matemática. Esteve ao lado de D. António Barroso, que fora exilado três anos, e regressou em 1914, à diocese do Porto. Em 1919, a Igreja comprou a Torre da Marca, (na antiga rua do triunfo, hoje D. Manuel ll), para aí edificar o Seminário. E, o Padre Joaquim Ferreira Gomes (denominado Padre Gomes) foi escolhido para seu director.
De trato afável, falas afectuosas e pausadas, numa estrutura mediana, com uma indumentária rigorosa, e de vigor físico e intelectual.
No tempo de D. António Barbosa Leão, o Seminário de Vilar, e, com o director “Padre Gomes”, atingiu a frequência de 130 alunos (1922/23), e ainda andava com ampliações de construção.
Teve uma vida consagrada á formação sacerdotal. Foi nomeado Cónego da Sé do Porto, em 15 de Junho de 1927.
Faleceu em 29 de Março de 1942, estando já há vários anos inactivo. Foi o seu sobrinho Cónego António Ferreira Gomes, o seu continuador como Vice-Reitor do Seminário.
 
      Cf. FERREIRA, José Fernando Coelho. Ilustres Eclesiásticos Penafidelenses.
      Notícias de Penafiel, Penafiel, 21 de outubro. 2016. Edição n.º23. p.8.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário