sábado, 1 de julho de 2017

Amigos do Arquivo de Penafiel 
Bernarda da Fonseca
             Bernarda da Fonseca era casada com Lourenço Freire Pereira Coutinho. Não foi possível determinar quem foram seus pais e avós e não teve filhos. Morreu em Laurentim, termo de Penaguião, em 17 de novembro de 1674, com testamento, no qual instituiu vários legados, um deles de missa quotidiana e deixou o seu marido por universal herdeiro e testamenteiro. Deixou ainda 4 mil réis anuais a suas irmãs até casarem.
Lourenço Freire Coutinho, seu marido e herdeiro era irmão de Ana Pereira Coutinho, de Luís Pereira Coutinho, alcaide-mor de Ranhados e de José Pereira Coutinho. Estes eram filhos de Belchior Pereira de Andrade, almirante da armada real e de D.ª Leonor Coutinho, que teria nascido cerca de 1575. Belchior Pereira de Andrade, foi cavaleiro da ordem de Cristo, comendador de Roriz e senhor da casa de Penedono e era filho de Luís Pereira e de Ana Botelho. D.ª Leonor Coutinho era filha de Manuel Pinto da Fonseca, nascido por volta do ano de 1530 e de Valentina de Faria, que teria nascido cerca de 1550. Por sua vez, Manuel Pinto da Fonseca era filho de Aires Pinto da Fonseca, 4.º senhor do morgado de Balsemão, nascido por volta de 1490, filho de Luís Pinto da Fonseca, 3.º senhor do morgado de Balsemão e de Brites Cardoso de Carvalho. Aires Pinto da Fonseca era casado com D.ª Brites de Macedo.

      (Informação retirada dos documentos do sub sistema da Casa do Poço, pertencente ao espólio documental da Família Leite Pereira de Magalhães Alpendurada)



Sem comentários:

Enviar um comentário