segunda-feira, 11 de maio de 2020

Quinta da Bela Pastora 
Freguesia de Avintes
Concelho de Vila Nova de Gaia
             Em 27 de junho de 1798, o Marquês de Lavradio emprazou a Quinta da Bela Pastora, em Avintes, com todas as suas casas térreas , aidos, terras lavradias, ramadas, pomares, oliveiras, matos e pinhais, a Joana Margarida, filha de Agostinho José Coelho de Almeida.
Para poder fazer nesta várias bem feitorias, a dita senhora contraiu um empréstimo de 400 mil réis, à razão de juros de 5% à Confraria do Senhor de Matosinhos, em 2 de julho de 1799. Empréstimo este que deveria ser liquidado no prazo máximo de 5 anos. Para o efeito hipotecou a dita propriedade e deu como fiadores, a saber: António José Soares e José Alves Fortes, ambos moradores na cidade do Porto, na rua das Flores.
Não tendo pai e filha conseguido pagar a dívida e já com vários juros em atraso, a dita confraria moveu-lhes uma ação judicial. Nesta foram chamados os fiadores para pagarem a dita dívida à confraria, mas estes solicitaram autorização para penhorarem pai e filha e com a dita Quinta da Bela Pastora poderem pagar dessa forma o montante em falta.
A penhora da Quinta da Bela Pastora foi autorizada e em 1 de junho de 1807 a mesma foi penhorada e levada à praça tendo sido arrematada por Pedro Van Zeller e sua esposa Dona Maria Isabel Van Zeller pela quantia de 700 mil réis. A Confraria do Senhor de Matosinhos foi ressarcida, as custas de tribunal foram deste modo pagas e em 6 de fevereiro de 1814, D. Maria Isabel Van Zeller, já viúva toma posse da mesma através do seu procurador o Padre José Pinto de Almeida, ficando a partir desta data esta propriedade na posse da família Van Zeller.
Nenhuma descrição de foto disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário