segunda-feira, 27 de abril de 2020

A febre amarela em outubro de 1819 e a suspensão das feiras.
Nenhuma descrição de foto disponível.
     Em 4 de outubro de 1819 a Junta de saúde noticiou a existência de febre amarela em Cadiz e Sevilha. O corregedor de comarca ordenou ao médico de Penafiel António de Almeida que comunicasse à referida Junta qual era o estado de saúde em Penafiel e se já haviam registado casos desta doença.
Não sabemos, contudo, qual foi a resposta dada pelo mesmo.
No entanto, a 4 de novembro desse ano, a feira de São Martinho foi cancelada. O povo da localidade ficou revoltado com esta medida e culpou o médico do cancelamento da feira, não acatando bem as ordens municipais. A população acusava o dito médico de ter avisado a Junta de Saúde da existência desta feira e que a ela acorriam muitas "gentes de Espanha".
Desta forma, os comerciantes e os penafidelenses desobedeceram às ordens impostas e no dia 10 realizou-se a feira como de costume e após a intervenção da polícia, no dia 11 o povo juntou-se no lugar do Beco com as bestas e aí realizou a feira do gado. No dia 12, mais uma vez, intervieram as justiças e os comerciantes e o povo deslocaram-se "para lá da ponte de Santiago, já no concelho de Lousada e aí, no dia 13 e 15 fizeram a feira das bestas".
         Cf. BPP, Maço 1980.
A imagem pode conter: texto que diz "Pessoa infectada pelo virus Haemagogus Aedes aegypti Virus da febre amarela Primatas"

Sem comentários:

Enviar um comentário