terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Anastácia do Rosário
Nenhuma descrição de foto disponível.
      Hoje vamos dar a conhecer um pouco de uma das primeiras recolhidas no Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição de Penafiel e que já tinha transitado para este vinda do Recolhimento junto à Misericórdia.
Viveu cerca de 31 anos recolhida, tendo exercido o cargo de prioresa e de sacristã.
Caracterizada por Frei Bernardo como muito caridosa, cândida e humilde, suportando o desprezo das suas companheiras e maus tratos. Devota do Santíssimo Sacramento, ficava inúmeras vezes "arrebatada dos sentidos por largo tempo." Quando recebia o Santíssimo era usual permanecer em êxtase por largas horas, ou durante os sermões dos pregadores, na altura em que estes mencionavam as esposas de Deus ou o "Amor a Deus", permanecia estática mesmo após terem terminado as práticas.
Sofrendo, provavelmente, de depressão, quanto mais desprezada era pelas irmãs, mais se humilhava, num sofrimento arrebatador que a levava a chorar diariamente.
Esta recolhida adoeceu de "maligna", sendo tratada com "cautérios" rigorosos que a fizeram sofrer bastante.
Não foi possível apurar a data da sua morte.
          Cf: Fernandes, Paula Sofia Costa - "Santas ou Loucas? - As recolhidas do Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição de Penafiel aos olhos do seu cronista." In Pereira, Ana Leonor; Pita, João Rui (coord.) - Mulheres e Loucura - I. Coimbra: Sociedade de História Interdisciplinar da Saúde / Centro de Estudos Interdisciplinares do século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20, 2019. pp. 39-46.



Sem comentários:

Enviar um comentário