segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Ilustres Eclesiásticos Penafidelenses
              Frei João de Sª. Rita – Natural da Paróquia de S. Romão de Vez de Aviz, lugar de Ribela, em 20/2/1785. De seu nome João de Sousa Meireles Moreira, e beneditino com o nome de Frei João de S.ª Rita. 
Oriundo da família Moreira, que entronca na casa da Lousa, de S. Miguel de Gandra (Paredes), que se ramificou para Penafiel de Sousa. Dessa casa saiu o Padre Amaro Moreira, que fundou a Igreja da Misericórdia de Penafiel, e foi pároco no concelho de Mondim de Basto. 
Gaspar Moreira, de Gandra (Paredes), veio casar a S. Miguel de Urrô, e Maria Gaspar Moreira, casou em S. Martinho de Lagares. Vários ramos de familiares dos Moreiras, estenderam-se por Lagares, Abragão, Peroselo e Vila Cova. E daí, os quartos avós paternos de Frei João de S.ª Rita. Depois de 1834, com a extinção das Ordens, veio fixar residência em casa de seu irmão de Arrifana de Sousa. Faleceu em 1/5/1840.
       Cf. FERREIRA, José Fernando Coelho. Ilustres Eclesiásticos Penafidelenses. Notícias de Penafiel, Penafiel, 21 de outubro. 2016. Edição n.º23. p.8.
        Cf. ADPRT, Fundo Paróquia de Penafiel, PT/ADPRT/PRQ/PPNF24/003/0021, Registo de óbitos da Paróquia de Penafiel, 1834-1859, fl.923.
Imagem:

Sem comentários:

Publicar um comentário