quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

As habitações em Penafiel no século XVIII
   
      O livro de arruamento de 1762 permite verificar que mais de 80% das casas são de sobrado, com cobertura de telha, tendo lojas e quintal. As térreas, telhadas ou colmaças, estavam principalmente na zona baixa da localidade.
Alinhadas em banda ao longo das ruas, as casas viravam para elas uma fachada estreita, normalmente sem portões ou quintais interpostos.
Lotes, estreitos e longos, ocupados junto à rua pelo edifício, ficando o espaço sobrante para o quintal, onde frequentemente se encontrava uma segunda entrada por ruelas ou becos secundários.
No piso térreo estaria a loja e a oficina de ofícios mecânicos. O sobrado, ocupado pela habitação era único e só num caso duplo em 1762.
Eram construções estreitas, vazadas e ventiladas pelos topos que deixavam interiores iluminados indiretamente ou por clarabóias. Entradas em corredor ladeavam a parede até à porta oposta.
           Cf. GRAVETO, Pedro José Garcia do Nascimento - "A Matriz até à Misericórdia". Coimbra: Universidade de Coimbra, 2000. (Prova final de licenciatura em Arquitetura, no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra datilografada).
A imagem pode conter: ar livre
A imagem pode conter: planta, árvore, casa e ar livre
A imagem pode conter: bicicleta e ar livre
A imagem pode conter: árvore, céu e ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas a caminharem, céu e ar livre



Sem comentários:

Enviar um comentário