sexta-feira, 30 de novembro de 2018



José Monteiro Guedes de Vasconcelos Mourão
A imagem pode conter: árvore, casa, planta, céu, relva e ar livre               Filho de José Monteiro de Vasconcelos Mourão e de D.ª Clara Joana Guedes de Carvalho.
Nasceu em 3 de fevereiro de 1757, tendo sido batizado a 16 de fevereiro desse ano. O batizado foi realizado por Gonçalo Luís Teixeira, abade de Vila Caiz. Os seus padrinhos foram José Guedes de Carvalho, de Vila Caiz, e de D.ª Maria Teresa Pires Mourão, religiosa no Convento de Arouca, sua tia pelo lado paterno, por procuração que a freira fez em Maria de Sousa Vasconcelos, que vivia na Quinta do Vimieiro (hoje conhecida por Quinta do Bovieiro). As testemunhas do batismo foram Manuel de Brito Ribeiro e seu filho Carlos Manuel de Brito.
A 22 de julho de 1784 matriculou-se em Coimbra, na Faculdade de Matemática, como aluno ordinário. Foi Alcaide Mor de Celorico de Basto, Donatário de Porto Carreiro, Fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, Cavaleiro da Ordem de Avis e Torre e Espada, Senhor da Casa do Vimieiro, em Abragão e Senhor da Casa de Verdeiros, em São Paio da Portela. Foi, ainda, Coronel de Cavalaria e Inspetor dos Corpos de Voluntários Realistas, das províncias do Norte.
Por ordem da Junta do Supremo Governo de 20 de junho de 1808, instituída na cidade do Porto, tomou à sua conta o Governo Militar de toda a comarca de Penafiel, Sobretâmega e Amarante, em nome de Sua Alteza Real.
Casou com Antónia Quintina Correia e foram pais de Rodrigo Monteiro Correia de Vasconcelos Guedes Mourão, bacharel em leis, Alcaide Mor de Basto, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e Juiz de Fora de Vila Real. José Monteiro e Antónia Quintina fizeram escritura de dote em 9 de dezembro de 1792.
D.ª Antónia Quintina Correia era filha legitimada por El Rei, do Dr. António Correia Nunes, Cavaleiro da Ordem da Cristo e morador na sua Quinta do Verdeiro, em São Paio da Portela.

Sem comentários:

Enviar um comentário