quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Fazia hoje anos... Rodrigo Xavier Pereira de Freitas Beça


Rodrigo Xavier Pereira de Freitas Beça nasceu em 14 de janeiro de 1805, na freguesia da Sé do Porto. Era filho de José de Beça Correia e de D. Ana Margarida Pereira de Freitas.

Casou em 11 de janeiro de 1826, perto de fazer 21 anos com D. Albina Rosa Moreira Lobo, filha do capitão Manuel Caetano Moreira Lobo e de D. Eufrásia Maria do Sacramento, proprietário da Casa do Castro, na freguesia de Besteiros, no concelho de Paredes.
          
                      (Largo da Igreja Matriz na Rua Direita, Penafiel) 
Após o casamento, ingressou na escola cirúrgica do Porto e terminou o seu curso em 1831. Três anos depois de se ter formado foi admitido no partido de cirurgião da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel. Foi sócio correspondente da sociedade de ciências médicas de Lisboa, da sociedade agrícola do distrito do Porto e da associação dos arquitetos civis portugueses.
Escritor de várias obras em prosa e em verso, publicou vários textos sob o nome de padre Serapião d’Algures, nomeadamente na Gazela de Portugal. Fundou a Gazeta de Penafiel, em 1870. Fundou o teatro Penafidelense e participou como ator amador juntamente com a sua vasta prole.

Sem comentários:

Enviar um comentário