quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Sabia que... (bens de José de Azevedo e Sousa)

Sabia que…
José de Azevedo e Sousa, fundador do Morgado de Paço de Sousa, além de ter arrematado no ano de 1772, em praça pública, a Quinta de Paço de Sousa, um bem que anteriormente pertencia aos Padres Jesuítas, entretanto extintos, arrematou outros bens. Vejamos em primeiro a descrição da Quinta de Paço de Sousa. Esta tinha duas casas, uma capela com a imagem de nossa Senhora da Conceição, cozinha, casa do celeiro, casa do caseiro, eira, uma casa de engenho de azeite, moinhos de água, horta, tudo pelo valor de 6 cruzados e 12 776 réis. 
No mapa dos bens arrematados podemos verificar que ele deteve propriedades em praticamente todo o concelho de Penafiel. Aqui vamos destacar somente algumas das propriedades. Em Irivo arrematou o Casal de Avintes; Valpedre - Casal da Fonte; Santiago - uma serie de prazos; Vila Cova - Casal de Passos; Marecos - Casal da Quintã; Urrô - Casal de Figueiredo; Duas Igrejas - Casal da Portela; Lagares - Casal do Outeiro; Galegos - Casal de Bairros; Cabeça Santa - vários prazos; Recezinhos - Casal da Bobieira; Milhundos - Casal de Castanheira; Oldrões - Casal de Real; Capela - Casal de Oliveira; Canelas - Casal de Sobradelo; Rans - Casal da Nogueira e Guilhufe - Casal de Piérres. 
Também no mapa do país denotamos uma série de propriedades arrematadas principalmente no Norte. Em Aveiro, bens arrematados em Esmoriz e Granja; no Porto, Casas na Boavista; em Braga, terrenos em Santo Tirso; em Viseu, terrenos de uma família fidalga, perto do Mosteiro de Arouca, e em Bragança, terrenos perto do Mosteiro de Avelar.


Texto elaborado por Cecília Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário