quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Foto Antony - Figuras Típicas (Parte I)

Figuras Típicas
do concelho de Penafiel


Memórias de outrora captados por António Guimarães...

Figuras Típicas - “O Azeiteiro”

A imagem retrata um senhor a ajeitar o seu burro que carrega bilhas de azeite.

Data: 22/05/1963...

Reportagem n.º 1725

Material: negativo
Figuras Típicas - “O galinheiro”

“O rapaz das galinhas, que percorre diariamente os mais escusos caminhos do sul do concelho, vem à cidade uma vez por outra; esforça-se por se desfazer dos frangotes, principalmente dos que não tem penas no pescoço; quanto a estes, mostra aos fregueses a carne amarelinha e garante a autenticidade da criação, mas não pode mostrar o certificado de origem…
A preferên...cia pelas galinhas faz com que a cotação seja superior, tanto mais que um ditado afirma: «Galinha não nasce, que não esgravate…»”*
É possível ver-se um menino com um burro a carregar uma gaiola, cheia de galinhas, para vender na cidade e no concelho.

*Cf. GUIMARÃES, António – Figuras Típicas de Penafiel: António Guimarães (Antony).Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, Biblioteca Museu.1991.p.89-90.

Data: 22/05/1963

Reportagem n.º 1725

Material: negativo
Figuras Típicas - “A mulher das lampreias”

A imagem retrata a: “sr.ª Ana Augusta Pereira, também conhecida pela sr.ª Ana Branco, e ainda mais pela Ana Branquinha, é morena, excessivamente morena, esguia, mexida, simpática e muito «faladeira». Vê-se, à excepção do «palratório», que nasceu, cresceu e desenvolveu-se entre as lampreias, adquirindo-lhe até os hábitos… Estas palavras são suas, embora ...ditas de forma diferente, o que modificamos para não ferirmos susceptibilidades… O seu nome Branquinha, vem-lhe do marido, que usava chamar-se Branco, como era conhecido por Paiva, por Castelo e por todas as terras em redor.”*
A D. Ana Pereira, conhecida em Penafiel como a “mulher das lampreias”, aparece na imagem com um raspador para limpar as mesmas e aos seus pés, um recipiente com as lampreias.

*Cf. GUIMARÃES, António – Figuras Típicas de Penafiel: António Guimarães (Antony). Penafiel: Câmara Municipal de Penafiel, Biblioteca Museu.1991.p.53-54.

Data: 17/03/1962

Reportagem n.º1486

Material: negativo

Figuras Típicas - “Maçãs e pêssegos”.

Na imagem vê-se uma senhora sentada, com dois cestos de vime. Num tem maçãs e pêssegos e no outro pimentos. Estes produtos agrícolas seriam para venda.

Data: 24/08/62 ...

Reportagem n.º 1554

Material: positivo


2 comentários: